sexta-feira, 29 de abril de 2011

" Por que não posso tocar mais alto? "

“Toca um pouco mais baixo, por favor!” Qual músico que não já ouviu isso hein! E se você toca na paróquia, dentro daquela pequena igreja (com todo o respeito) certamente você já ouviu isso. E se você é guitarrista ou baterista (o terror do som alto – com todo o respeito também…rs) aí é que mais certamente você já ouviu isso.




Tirando as brincadeiras, realmente tocar, ou mesmo realizar qualquer atividade com o volume de som muito alto sem protenção faz mal, além de gerar desconforto, irritação, podendo até mesmo gerar dor e mal estar.



O fato é que temos a tendência de aos poucos nos acostumarmos com o volume alto e acabamos “gostando” de tocar com o volume alto, acabamos “mal acostumando”, pois isso nos prejudica, a tocar com o volume alto, isso com o passar do tempo pode provocar uma perca sem retorno da nossa audição, prejudicando nossa arte e nosso trabalho.

Temos a tendência de ao tocar junto querermos ir aumentando o volume para que possamos dar mais destaque naquela frase que fazemos, ou até mesmo nos ouvirmos, o ideal é vencermos a tentação de aumentar o nosso volume e pedir para os outros companheiros equalizarem o volume correto para que todos se ouçam. Lembrando que: quanto menor o ambiente, menor precisa ser a quantidade de som. Alguns instrumentos já tem um volume de som relativamente alto como a bateria ou uma guitarra ligada em um amplificador, nestes casos é preciso muito cuidado com a força usada neles. Quando se equaliza o som reforçando muito os graves isso poderá fazer com que o baixo pareça estar mais alto que todos, as vozes geralmente ficam um pouco mais altas que os instrumentos, mas é preciso que essa proporção se adequada para não gerar a bola de neve de cada um aumentando o volume. Uma boa dica é no momento da mixagem de som antes de começar seu evento, coloque os instrumentos no volume máximo e confie ao operador de audio mixar cada instrumento no volume necessário para o público.



Lembre-se fazemos arte para que as pessoas curtam o nosso som e na evangelização para que sejam tocadas por Deus, isso precisa ser agradável para elas, portanto, vale a pena a gente ficar atento.



Deus abençoe!



Enilson Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário