terça-feira, 21 de setembro de 2010

Guardar a palavra de Jesus



O evangelista João, definido como alguém saturado de revelação, põe nos lábios de Jesus uma palavra
muito apropriada, para nossa meditação neste mês da Bíblia: "Se alguém me ama, guardará a minha
palavra, e o meu pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama não
guarda a minha palavra" (jo 14, 23-24).
Jesus é a palavra que se fez carne. Ele é para o mundo, a revelação do Pai: "Quem me vê, vê o Pai!" (jo 14, 9); é a presença do Deus único e inacessível: Deus feito visível e posto a nossa disposição! Toda atitude de Jesus é a revelação do Pai. Podemos contemplar toda a sua vida, adorando o mistério de Deus entre nós. Ele é o eterno que todos desejsmos do mais profundo do nosso coração. No seu rosto, contemplamos a amabilidade incomensurável do Pai. Contemplando Jesus experimentamos que somos amados por Deus. Jesus é Deus que se oferece por mim.
Mais ainda, Jesus nos chama a estar nele. A nossa realidade humana se torna fecunda na comunhão com Jesus e entre nós: " Viremos e faremos nele a nossa morada!" E o mesmo João nos exorta: "...sabereis que eu sou no meu Pai, vós em mim, e eu em vós. Quem acolhe e observa os meus mandamentos, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele" (jo 14, 20-21).
Se estamos em Deus, a nossa vida não pode ser outra senão a manifestação da fraternidade. Sabendo-nos amados por Deus, podemos amar uns aos outros.
A revelação do mistério amoroso de Deus em Jesus - verbo feito carne - se dá na perspectiva e na realidade do serviço, É no esvaziamento que Jesus revela a glória de Deus. Ele se levanta da mesa, depõe o manto e começa a servir: " Se eu, o Senhor mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais assim como eu fiz para vós" (jo 13, 14-15).
Guardar a palavra de Jesus, ser discípulos da palavra - feita carne que habita entre nós -, significa tornar nossas atitudes capazes de manifestar a transparência da sua presença em nosso meio.

Fonte: Dom Geraldo Majella Agnelo
Cardeal arcebispo de Salvador


*trecho extraído de: www.alterchristus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário