quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Valores, economia e juventude


Já está sendo repassado pelas igrejas o tema da campanha da fraternidade ecumênica 2010, neste ano será: “Economia e vida”, sob o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24).

Todos nós quando crianças recebemos valores que são levados por toda uma vida; a partir desta época, percebemos que há coisas que não tem preço, e que portanto, algumas são impossíveis de serem compradas, como por exemplo a vida eterna.


Muitas coisas são adquiridas em atos espontâneos e verdadeiros com o próximo, alguns valores são adquiridos somente a partir da partilha, e experiências de solidariedade; é o caso da bondade e da pratica do não egoísmo com o irmão.

Infelizmente vivemos num mundo, em que muitos não possuem como bases os valores que solidificam um coração puro e integro; preferem somente os valores significativos para o mundo, e quando isso acontece, o que se tem são demonstrações do que se tem, mas não do que se é de fato...


Em nome da ganância, muitos maltratam e acabam matando recursos, exploram pessoas, privam somente seu lucro. O pior é que, após tudo isso as conseqüências de tantos abusos aparecem, e se quer são solucionadas... Levam ao caminho da destruição do planeta que habitamos, e isso não é o que Deus gostaria de ver.


Na campanha da fraternidade 2010, a economia é o pilar fundamental a ser entendido como instrumento de uso para fraternidade, ou seja, trabalhar para uma readaptação de sua utilização e obtenção, para prevenção dos riscos nocivos a toda uma nação.

O lema da Campanha da Fraternidade 2010 é parte evangelho, no qual Jesus adverte sobre a utilização do dinheiro: “Não podereis servir a dois senhores porque, ou adiareis a um e amareis ao outro; ou os apegareis a um e desprezareis ao outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Lc 16,13).

Então jovem, comece desde cedo a refletir sobre as questões econômicas que você e as outras pessoas vivem. Observe ao redor e procure ver as influências da economia desenfreada no mundo em que vivemos. Procure entender os verdadeiros valores, aqueles que realmente fazem sentido para Deus, vejam que Ele já nos deu algo mais que valioso: A vida.


Se conseguirmos desde a juventude carregar os bons valores pela vida, estaremos sempre passando a frente o que somos e aprendemos, e assim, veremos que um mundo melhor será possível para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário