segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ENCONTRO DO DIA 24/10/2010



Tema: Maria - "Ave cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lucas 1:28).
Neste encontro refletimos a respeito da vida de Maria, com foco principal em seu "SIM" para as promessas de Deus.


Maria, como muitas jovens de sua época, vivia num tempo muito difícil, onde as mulheres eram muito discriminadas. Todas as mulheres flagradas em adultério ou então aquelas que tinham filhos antes do casamento eram apedrejadas até a morte; já ao homem nada acontecia. Certamente Maria presenciou muitas destas cenas.
Ao receber a visita do anjo com a notícia que seria a Mãe do Salvador, ela não se intimidou, mesmo sabendo que correria sérios riscos.



“Ave cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lucas 1:28).
Se fosse com você, qual seria a sua resposta diante desta saudação?



O Magnificat (canto de Maria - Lucas 1: 46,55) mostra que sua resposta foi a resposta de uma mulher que tinha intimidade com Deus, vivia e respirava Deus. Ela não tinha só uma religião, mas mergulhava na Graça e na experiência com Deus. Ela não duvidou, se colocou como serva, aceitando a misericórdia de Deus com alegria. Maria com certeza passava horas em oração, pois sua fé era firme e inabalável.

Maria nos mostra que não devemos desanimar diante das dificuldades. Que dificuldades você tem vivido? A perca de um ente querido? Situação financeira? Doença? Depressão? Pecado? Deus é mais do que tudo que você possa pensar ou imaginar. Não desanime da sua oração!  Neste mundo atribulado e estressante, muitas vezes deixamos de lado a oração, o tempo para estar na presença do Deus Altíssimo e não percebemos que quanto mais nos afastamos de Deus, mais difícil fica a nossa vida. É preciso retomar os velhos hábitos: rezar o terço, confessar, ir a Santa Missa (se possível, diariamente), participar dos movimentos e pastorais da nossa igreja, freqüentar um grupo de oração… É necessário estar na Presença de Deus.

Olhando para a minha vida, eu vejo como eu gostaria de ser como Maria, na educação dos meus filhos, na oração, na vida pessoal e profissional. Maria não era formada nas melhores universidades do mundo, mas era especialmente preparada para ser a Mãe de Jesus, uma tarefa dificílima, educar o filho de Deus. Maria transbordava o Espírito Santo.

Precisamos pedir a Deus a cura para nossas feridas, mas precisamos pedir a Deus acima de tudo a Sua Graça, que é o maior presente. Foi pela Graça de Deus que Maria realizou a vontade de Deus para sua vida, e todos nós somos hoje beneficiados. Precisamos louvar a Deus porque Maria o amou antes de si mesma e antes de todas as criaturas. Ela sempre escolheu Deus e a sua vontade. Maria não se sentia uma pessoa nula, péssima, mal amada. Ela não sofria de auto imagem negativa. os olhos dela nunca estiveram nela mesma ou em seus traumas, mas estavam postos na grande bondade de Deus. estava sempre a recordar suas maravilhas, e aquilo que de doloroso lhe sucedia era recebido no silêncio e na humildade, mas especialmente na confiança de que Deus é sempre amor.

Peçamos hoje a Maria a Graça de sermos tirados do centro de nós mesmos, e assim curados na nossa auto imagem. peçamos a Maria, que ela "arranque" do coração de Deus a Graça de termos unicamente Deus como centro de nossas vidas. Que todas as dores, as mágoas, as feridas, os sentimentos de incapacidade, de ser desprezado, não amado, tudo isto seja colocado no coração de Maria, que está sempre unido ao coração de Jesus e do Pai. E que hoje, o fogo do espírito santo possa queimar tudo isto e nos dar um auto imagem nova, límpida, resplandescente, e possamos dizer com ela: "Realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo" (Lc 1,49). 



Músicas propostas para o encontro: O cântico de Maria – Adoração e Vida/ Maria – Eliana Ribeiro.


Texto disponível em:  <http://www.rccvicosa.com/maria-exemplo-de-fe/> Acessado em: 20/10/2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário