sexta-feira, 26 de março de 2010

E se Cristo não tivesse ressuscitado?




    "E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós;
    Porque vos digo que já não beberei do fruto da vida, até que venha o reino de Deus.
    E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.
    Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós".
    Evangelho de Lucas 22.17-20



E se Cristo não tivesse ressuscitado? 

Já se fez esta pergunta alguma vez? Pois bem, é um ponto interessante para refletirmos.



Naquela noite Jesus ensinou aos discípulos um memorial que representaria seu sacrifício, sua redenção, sua ressurreição. Mas todo este ritual seria vão se nosso Senhor não tivesse ressuscitado ao terceiro dia.

O que iremos ver hoje é: O que seria das vidas dos discípulos e consequentemente das nossas também, se Jesus não tivesse ressuscitado.
Eles teriam vivido fugindo do presente.
Triste constatação de que a vida não vale a pena. Se Jesus não tivesse ressuscitado seria vã a existência que se firmasse numa fé apenas terrena “Se cremos em Cristo apenas nesta vida somos os mais miseráveis dos homens”.
A ressurreição de Cristo representou a força de uma vida presente mais corajosa.
Pela ressurreição eles foram impulsionados a transformarem o presente das pessoas pelo presente deles, que era renovado a cada dia pela presença de Cristo.
Assim os temores do dia a dia foram superados por vivenciarem o Cristo vivo a todo instante.
Porque Cristo ressuscitou recebiam cada dia e o viviam intensamente como um presente do Pai.

Se Jesus não tivesse ressuscitado:
O passado seria uma fonte de amarguras.
Sabe quando o passado se torna um lugar em que todas as vezes que é visitado nos enche de amargura e tristeza.
Se Jesus não tivesse ressuscitado, tudo de maravilhoso que Ele havia feito na terra se transformaria em angústia constante quando viesse a lembrança.
Mas porque Ele ressuscitou, o passado torna-se uma fonte de alegria para os que nEle crêem.
Se Jesus não tivesse ressuscitado seus milagres e discursos não teriam a força transformadora que nos faz nos enchermos de esperança.

Se Jesus não tivesse ressuscitado:
O futuro seria desespero e apatia.
Quando os discípulos viram Jesus ascendendo aos céus eles contemplaram o futuro de glória que os aguardava.
Se Jesus não tivesse ressuscitado, a morte continuaria reinando e sendo a única coisa certa para o nosso futuro.



Porque Jesus ressuscitou, temos a viva esperança no coração do futuro glorioso que nos aguarda. Tudo isso cremos porque vimos nele a consumação das nossas vidas.

Cristo nos pediu que celebrássemos seu sacrifício, porque assim lembraríamos de sua vitória sobre a morte, a ressurreição. A ressurreição é a razão de ser do Evangelho, as boas novas de Jesus são de vida e vida em abundância.

3 comentários:

  1. eu não vo dizer que vcs são burros não... mas essa pergunta idiota si Jesus não tivesse ressucitado... eu respondo pelo meus conseitos da Biblia e de analisar sua Crensa da "de que o filho de Deus , JEsus.. é Deus"... lógico ACORDEM.. enquanto há tempo.. si fosse assim... JEsus não tive-se ressucitado puxa.. nós nem estaria escrevendo essas coisas...

    Alan Rogério - defendendo a Soberania de Nosso Pai Celestial Jeová.

    msn:(para mais respostas) alanrmg_fsa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Sejam .. TEstemunhas de Jeová... fazendo isso vc estaria imitando A JESUS .. que foi a Primeira TEstemunha de JEová no Céu. gente não fiquem segos... acordem... dessa escuridão espiritual.. vcs adoram a Maria.. e estão esquecendo de Adorar a JEOVÁ...

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro lugar, nós católicos não adoramos a Viregem Maria, nem aos santos e nem a imagem de gesso, pois só Jesus é digno de toda adoração.Eu não sou testemunha de JEOVÀ pois estou satisfeito com a minha religião e não estou interessado em outra...
    Pra você que está falando mal da igreja e dos católicos , te recomendo ler o livro:Catecismo da igreja Católica'' pois lá você vai encontrar as respostas corretas para o seu julgamento sobre a igreja, aí sim você terá conhecimento o bastante para afrontar igreja de Cristo e só pra lembrar:A IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA É ÚNICA REALMENTE FUNDADA POR CRISTO e a sua foi fundada por quem????
    E sobre a frase é apenas um modo de levar todos os que lerem a uma profunda reflexão sobre tudo o que Jesus sofreu por cada um de nós ,e que se Ele não tivesse ressucitado nós nem existiriamos pois Ele é o Autor da Vida...
    →Matheus (Participante da coordenação do Grupo de Jovens JUM)→Eu amo Nossa Senhora...

    ResponderExcluir