sexta-feira, 26 de março de 2010

E se Cristo não tivesse ressuscitado?




    "E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós;
    Porque vos digo que já não beberei do fruto da vida, até que venha o reino de Deus.
    E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.
    Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós".
    Evangelho de Lucas 22.17-20



E se Cristo não tivesse ressuscitado? 

Já se fez esta pergunta alguma vez? Pois bem, é um ponto interessante para refletirmos.



Naquela noite Jesus ensinou aos discípulos um memorial que representaria seu sacrifício, sua redenção, sua ressurreição. Mas todo este ritual seria vão se nosso Senhor não tivesse ressuscitado ao terceiro dia.

O que iremos ver hoje é: O que seria das vidas dos discípulos e consequentemente das nossas também, se Jesus não tivesse ressuscitado.
Eles teriam vivido fugindo do presente.
Triste constatação de que a vida não vale a pena. Se Jesus não tivesse ressuscitado seria vã a existência que se firmasse numa fé apenas terrena “Se cremos em Cristo apenas nesta vida somos os mais miseráveis dos homens”.
A ressurreição de Cristo representou a força de uma vida presente mais corajosa.
Pela ressurreição eles foram impulsionados a transformarem o presente das pessoas pelo presente deles, que era renovado a cada dia pela presença de Cristo.
Assim os temores do dia a dia foram superados por vivenciarem o Cristo vivo a todo instante.
Porque Cristo ressuscitou recebiam cada dia e o viviam intensamente como um presente do Pai.

Se Jesus não tivesse ressuscitado:
O passado seria uma fonte de amarguras.
Sabe quando o passado se torna um lugar em que todas as vezes que é visitado nos enche de amargura e tristeza.
Se Jesus não tivesse ressuscitado, tudo de maravilhoso que Ele havia feito na terra se transformaria em angústia constante quando viesse a lembrança.
Mas porque Ele ressuscitou, o passado torna-se uma fonte de alegria para os que nEle crêem.
Se Jesus não tivesse ressuscitado seus milagres e discursos não teriam a força transformadora que nos faz nos enchermos de esperança.

Se Jesus não tivesse ressuscitado:
O futuro seria desespero e apatia.
Quando os discípulos viram Jesus ascendendo aos céus eles contemplaram o futuro de glória que os aguardava.
Se Jesus não tivesse ressuscitado, a morte continuaria reinando e sendo a única coisa certa para o nosso futuro.



Porque Jesus ressuscitou, temos a viva esperança no coração do futuro glorioso que nos aguarda. Tudo isso cremos porque vimos nele a consumação das nossas vidas.

Cristo nos pediu que celebrássemos seu sacrifício, porque assim lembraríamos de sua vitória sobre a morte, a ressurreição. A ressurreição é a razão de ser do Evangelho, as boas novas de Jesus são de vida e vida em abundância.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Vida, sociedade e juventude


Um jovem comum possui características próprias da sua fase, a mais conhecida delas é a energia que possui para fazer tantas coisas ao mesmo tempo...

Muitos de nós estudamos, outros trabalham, ou ainda alguns conciliam o trabalho+estudo. As vezes mal sobra tempo para as festinhas e os momentos de lazer com amigos e familiares.

Viver em uma sociedade nos dias atuais exige muito de todos, inclusive destes que estão começando uma carreira profissional, ou ainda se qualificando determinada área.

Definitivamente, ser jovem nos dias atuais ainda não é uma tarefa fácil!

Mas e você o que tem feito em suas horas livres? Tem se preparado para viver em uma sociedade exigente e ainda pouco aberta para novos integrantes?

Procure aproveitar seu tempo livre, busque qualificar-se, procure ao menos saber em que disciplina vai melhor o que mais lhe atrai...isso é fundamental para aqueles que pretendem se inserir em uma das relações mais comuns da sociedade: o mercado de trabalho.

Ser jovem é além de tudo se mostrar “cabeça fresca” para os diversos acontecimentos que se passam, é ter novas ideias , sobretudo novos pontos de vista sob as coisas que tão rapidamente tem mudado no decorrer dos anos...

Faça valer seus direitos, não seja só mais um na sociedade sem opnião.. O mundo de hoje está sendo criado para nós mesmos no dia de amanhã, e agora também temos responsabilidades sobre ele!

Deus tem mostrado muitas coisas aos jovens e ajudado nos momentos difíceis, Ele tem também proposto para aqueles que pedem com carinho o melhor dos sentimentos: ESPERANÇA de um mundo melhor, comecemos agora a participar ativamente da sociedade escolhendo, opinando e mudando!

O JUM apoia estas e outras ideias aos jovens que ainda não se encontraram, propondo mudanças e pedindo sempre a Deus o DISCERNIMENTO para sabermos conviver em uma sociedade de características tão mutáveis.

Permita-se refletir sobre o que tem feito, e como tem agido, ainda temos tempo de criar um mundo melhor para nós e os jovens da próxima geração!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Jornada Arquidiocesana da Juventude 28/03!


Dom Walmor e Dom Joaquim Mol confirmam participação na Jornada Arquidiocesana da Juventude.

A Jornada Arquidiocesana da Juventude (JAJ-BH), terá presença do Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor e do bispo auxiliar, Dom Joaquim Mol. Com o objetivo de vivenciar, em nível arquidiocesano, a espiritualidade da Jornada Mundial da Juventude, o evento acontecerá no dia 28 de março, domingo de ramos.

Dom Walmor celebrará a Santa Missa na Catedral da Boa Viagem, local onde haverá a concentração dos jovens, às 15 horas. Após a Celebração, todos caminharão carregando a cruz dos jovens, até a Praça do Papa. Serão recebidos por Dom Mol que deixará uma mensagem especial aos jovens.

A jornada arquidiocesana da juventude terá como tema-lema "Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?" (Mc 10,17). O desejo da Arquidiocese de Belo Horizonte é sediar a jornada mundial da juventude de 2014.



segunda-feira, 8 de março de 2010

Mensagem as mulheres


As flores irradiam a glória e a beleza de Deus-Mãe, pois ela caminha sobre a Terra em cada mulher.

Mulher! Todos os grandes senhores te reverenciam no dia de hoje, pois eles nasceram do teu ventre. Mulher! Além de todos os poderes cósmicos, levas dentro de ti a semente sagrada que provê a vida. Tu és o mais belo pensamento de Deus. Teu coração é manancial de sabedoria. De teu íntimo brota a força amorosa que nutre, regenera e ressuscita.

Homem! Neste dia internacional da mulher, lembra-te que podes divinizar-te pela admiração da mulher.

Estás aflito? Recorre à mulher. Ela é o consolo dos aflitos.

Estás enfermo? O toque da mulher é curativo.

Queres descobrir os mistérios da Divindade? Busca compreender o coração da mulher.

Porque quem não reverencia a mulher, fecha as portas à graça e à beleza.

Mulher! Ao olhar-te no espelho, reconhece ali a Mãe Divina! Mira-te nela! Encarna com dignidade os dons femininos de amor, fidelidade, pureza, sensibilidade, compreensão, delicadeza, generosidade, doçura, abnegação, serenidade e o dom de tudo embelezar.

Mulher! Não te deixes corromper pela futilidade e mediocridade do mundo. Aumenta ainda mais tua força, apreendendo as virtudes dos homens, mas nunca os vícios. A regeneração do mundo depende de ti, pois tens o poder de moldar o caráter de um ser, desde o teu ventre e por toda a sua vida.

Podes transformar teu lar num templo da Divina Missão de Amor. Quando defendes tua dignidade, defendes a dignidade de cada ser humano.

Mulher! Rejeita qualquer pensamento ou sentimento de rivalidade, pois isto destrói a unidade das mulheres. Caminha graciosamente, olhando sempre com admiração o teu eterno companheiro, o homem.

Mulher! Neste Dia Internacional da Mulher, dedicado a ti, todos te proclamam como a Senhora da criação e da beleza, e admiram a dádiva que é ser mulher!

O JUM deseja a todas mulheres os parabéns pelo dia!





sexta-feira, 5 de março de 2010

Identidade cristã na juventude


Já parou para pensar que tipo de jovem é você???

É fato que talvez fosse mais fácil descrevermos quem somos no dia-a-dia com os amigos, escola ou no trabalho ao invés de “que tipo de jovem somos para igreja??”. Pergunta difícil hein jovem?

Para facilitar, vamos propor opções, através da sua opinião, reflita e veja se alguma das que seguem lembram você nas atividades da igreja:

     a) Jovem de banco (aquele que participa das missas e eventos, mas não se envolve em outros projetos).

    b) Jovem participativo praticante (participam dos eventos e projetos da igreja, buscam sempre levar a frente os propósitos da igreja).

    c) Jovem participativo não praticante (participam dos eventos e projetos da igreja, mas não levam ou não conseguem levar a frente os propósitos da igreja)

    d) N.D.A – Nenhuma das anteriores (Essa opção talvez seja a mais perigosa, se esta opção lembra você tome cuidado, você pode ser uma ovelha perdida do rebanho!).

Este post não tem como objetivo fazer associações, ou comparações entre jovens, inicialmente propomos opções para facilitar sua reflexão sobre sua identidade jovem na igreja.

É muito importante que nós jovens saibamos nossas identidades cristãs!

Para aqueles que já participam de projetos na igreja, isso vale como uma forma de identificarmos em que podemos trabalhar, e então, contribuir ainda mais na messe de Deus.

Para os que ainda não tem sua própria identidade cristã, ainda há tempo de adquiri-la!

Pense, quem é que não tem uma identificação na vida? Que sejam documentos pessoais ou profissionais; é importante que em tudo, inclusive na vida cristã tenhamos nossa identificação.

Não só o jovem, mas também as demais pessoas da igreja, devem saber distinguir se são apenas pessoas de momentos e participações passageiras, ou se realmente conseguem sentir em seu coração a vontade de servir em algo, e adquirir responsabilidades na igreja, ou seja, ter sua própria identificação, alimentado por uma vontade própria.


Enquanto jovens que participam efetivamente tendem a gerar bons frutos, jovens desinteressados tendem a gerar frutos podres, podendo ainda contaminar outros jovens influenciando-os para que também desanimem na caminhada cristã.

O essencial para vida jovem com uma identidade cristã, não esta em ser de momentos ou coisas passageiras. A essência vida de um cristão, é viver de forma intensa na presença de Deus, trabalhando para levar a frente os ensinamentos que Ele nos deixou!

O JUM convida você a também fazer parte desta caminhada!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Encontro dia 28 de Fevereiro


Neste ultimo domingo, retornamos as atividades do grupo. O JUM esteve de férias, e este período foi um tempo de reformulações estruturais e novas idéias, que visam sempre o alcance de maior solidez para seus trabalhos na comunidade.

O primeiro encontro do ano, norteado pelo atual momento de “retorno as atividades”, foi preparado buscando a reintegração dos jovens focando o grupo em si (organização e práticas), tratando assuntos pertinentes a importância de um grupo na comunidade, como por exemplo, o que ele representa, para que serve, e principalmente a postura de um jovem integrante.

Tivemos momentos de música, diálogo e partilha da palavra. Nesta semana utilizamos a parábola do filho prodigo (Lucas 15, 11-32), que mostra claramente a alegria de um Pai ao receber seu filho de volta.

A idéia foi mostrar que assim como o pai recebe seu filho, Deus também nos recebe quando arrependidos voltamos para sua morada. A parábola é conhecida por todos e de fácil entendimento, permite refletir muito sobre os personagens e acontecimentos contextualizando-os aos dias atuais.

O ultimo encontro realmente foi muito bom, esperamos sempre evoluir nos projetos que Deus nos permite realizar.

Nossos encontros são aos domingos as 17 horas, e já aguardamos pelas surpresas que Deus nos reserva para próxima semana!




Paz e bem galera!