quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ENCONTRO DO DIA 07/11



Tema: O aborto


Neste encontro, buscamos resgatar valores sobre a vida e demonstrar a realidade das das práticas relacionadas ao tema.



Dinâmica Jogo das Opções

Material: papel ofício e caneta.
Preparação: Distribua tiras de papel e canetas para cada participante peça pensem em alguma situação em que o aborto esteja presente. Pode ser uma história real ou um filme, livro, novela ou música. Eles deverão  descrever em poucas palavras esta situação na tira de papel, ressaltando os motivos pelos quais o aborto foi cogitado ou realizado.

Ação: Divida os participantes em grupos de acordo com os motivos que levaram os personagens das histórias a optar pelo aborto. Cada jovem deverá ler a sua história para os colegas de grupo. Aquela que representar melhor a opinião de todos será escolhida. O grupo também pode criar outra história que contemple as situações abordadas individualmente e a decisão que julguem mais adequada para a situação.

Organize todos em semicírculo e peça que cada equipe apresente sua produção. No decorrer das apresentações, complemente as informações e estimule a discussão, pedindo que os participantes se posicionem em relação ao que concordam ou discordam em cada história.


Utilizamos um vídeo de forma a complementar e ilustrar a discussão:




Questões para reflexão:

1 . Principais riscos que uma mulher corre durante o processo.
2. A legalização do aborto.
3. E Maria, mãe de Jesus que ainda tão nova e recebe a notícia de um filho. Já pensou se ela tivesse o abortado? Será que estaríamos aqui hoje para discutir a respeito deste assunto?



Conclusão:

Agora, todos nós, sabemos um pouco mais sobre este polêmico assunto que é o aborto, tão presente na sociedade em que vivemos. Cabe a nós não o direito de julgar, mas acolher aqueles que por algum motivo escolhem o aborto como melhor solução para os imprevistos que a vida pode lhe trazer. 

É sempre bom pensar, que o conhecimento adquirido pode ajudar também outras pessoas que muitas vezes perdem o rumo ao se depararem com tais situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário