terça-feira, 14 de dezembro de 2010

ADVENTO → TEMPO DE ESPERA

                                                   O  que é Advento?
Advento é o início do ano litúrgico,é tempo  de  espera
pela vinda do Salvador .A palavra ADVENTO vem do Latin   adeventus  que significa á  de chegar.Por isso se fica á espea , se fica atento , a chegada do noivo que vem ao enconto de sua noiva.Para nós catóicos o advento é um momento de vigilancia , oração e espera.

                                               A COROA DO ADVENTO
A coroa do advento é um círculo. envolvido por folhas verdes , e também por quatro velas, e uma fita vermelha que é amarada em volta das quto velas.
→As velas:
*A primeira vela lembra o perdão concedido a Adão e Eva.
*A segunda simboliza a fé de Abraão e dos outros Patriarcas, a quem foi anunciada a Terra Prometida.
*A terceira lembra a alegria do rei Davi que recebeu de Deus a promessa de uma aliança eterna.
*A quarta recorda os Profetas que anunciaram a chegada do Salvador.

→A fita vermelha:
Significa o amor de Deus que envolve  a manifestação do noso amor , que espera ansioso a vinda do Senhor.

→O círculo:
Sinal de uma aliança que jamais terá fim.
→Os ramos Verdes:
Significa a esperança da vinda do Senhor.

→O Presépio:
As esculturas e quadros que enfeitavam os templos para ensinar os fiéis, além das representações teatrais semilitúrgicas que aconteciam durante a Missa de Natal serviram de inspiração para que se criasse o presépio. A tradição católica diz que o presépio (do lat. praesepio) surgiu em 1223, quando São Francisco de Assis quis celebrar o Natal de um modo o mais realista possível e, com a permissão do Papa, montou um presépio de palha, com uma imagem do Menino Jesus, da Virgem Maria e de José, juntamente com um boi e um jumento vivos e vários outros animais. Nesse cenário, foi celebrada a Missa de Natal.

O sucesso dessa representação do Presépio foi tanta que rapidamente se estendeu por toda a Itália. Logo se introduziu nas casas nobres européias e de lá foi descendo até as classes mais pobres. Na Espanha, a tradição chegou pela mão do Rei Carlos III, que a importou de Nápoles no século XVIII. Sua popularidade nos lares espanhóis e latino-americanos se estendeu ao longo do século XIX, e na França, não o fez até inícios do século XX. Em todas as religiões cristãs, é consensual que o Presépio é o único símbolo do Natal de Jesus verdadeiramente inspirado nos Evangelhos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário