quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O que é castidade?



O sexo tem um sentido muito profundo; é o instrumento da expressão do amor conjugal e da procriação. Toda vez que o sexo é usado antes ou fora do casamento, de qualquer forma que seja, peca-se contra a castidade.

A castidade é uma virtude moral. É também um dom de Deus, uma graça, um fruto da obra espiritual (Cf. Gl 5,22-23). O Espírito Santo concede o dom de imitar a pureza de Cristo àquele que foi regenerado pela água do Batismo. (Cat. §2345)

“E todo aquele que nele tem esta esperança, se torna puro como ele é puro.” (1Jo 3,3) A castidade significa a integração correta da sexualidade na pessoa e, com isso, a unidade do homem em seu ser corporal…

Para se viver uma vida casta é necessário uma aprendizagem do domínio de si; ou o homem comanda suas paixões e obtém a paz, ou se deixa subjugar por elas e se torna infeliz.

Santo Agostinho disse que: “A dignidade do homem exige que ele possa agir de acordo com uma opção consciente e livre, isto é, movido e levado por convicção pessoal e não por força de um impulso interno cego ou debaixo de mera coação externa. O homem consegue esta dignidade quando, libertado de todo cativeiro das paixões, caminha para o seu fim pela escolha livre do bem e procura eficazmente os meios aptos com diligente aplicação.” (Confissões, 10,29,40).

Para se viver segundo a castidade é preciso resistir às tentações através dos meios que a Igreja nos ensina: fugir das tentações, obedecer os mandamentos, viver uma vida sacramental, especialmente freqüentando sempre a Confissão e a Comunhão, e viver uma vida de oração. Muito nos ajuda nisto a reza do santo Rosário de Nossa Senhora e a devoção e auxílio dos santos. (cf. Cat. §2340)

Santo Agostinho disse que: “A castidade nos recompõe, reconduzindo-nos a esta unidade que tínhamos perdido quando nos dispersamos na multiplicidade.” (Confissões, 10,29,40) A virtude da castidade é comandada pela virtude cardeal da temperança, que faz depender da razão as paixões e os apetites da sensibilidade humana. (cf. Cat. §2341). O homem que vive entregue às paixões da carne, na verdade vive de “cabeça para baixo”; sua escala de valores é invertida; torna-se fraco. Não é mais um homem; mas um caricatura de homem.

Infelizmente a sociedade hoje ensina os jovens a darem vazão e satisfação a todos os baixos instintos; essa “educação” é uma forma de animalizar o ser humano, pois coloca os seus instintos acima de sua razão e de sua espiritualidade.

O domínio de si mesmo é fundamental para a pessoa ser capaz de doar-se aos outros. A castidade torna aquele que a pratica apto para amar o próximo e ser uma testemunha do amor de Deus. Quem não luta para ter o domínio de si mesmo é um egoísta; não é capaz de amar. Por isso, a castidade é escola de caridade. A Igreja ensina que: “Todo batizado é chamado à castidade. O cristão “se vestiu de Cristo” (Cf. Gl 3,27), modelo de toda castidade. Todos os fiéis de Cristo são chamados a levar uma vida casta segundo seu específico estado de vida. No momento do Batismo, o cristão se comprometeu a viver sua afetividade na castidade” ( Cat. §2348).

Santo. Ambrósio ensinava que: “As pessoas casadas são convidadas a viver a castidade conjugal; os outros praticam a castidade na continência; isto significa viver a vida sexual apenas com o seu cônjuge. Existem três formas da virtude da castidade: a primeira, dos esposos; a segunda, da viuvez; a terceira, da virgindade. Nós não louvamos uma delas excluindo as outras. Nisso a disciplina da Igreja é rica (Vid. 23)”. ( Cat. §2349)

Também os noivos são chamados a viver em castidade. A vida sexual só deve ser vivida após o casamento, pois só então o casal se pertence mutuamente, e para sempre, com um compromisso de vida assumido um com o outro para sempre.

“Os noivos são convidados a viver a castidade na continência. Nessa provação eles verão uma descoberta do respeito mútuo, uma aprendizagem da fidelidade e da esperança de se receberem ambos da parte de Deus. Reservarão para o tempo do casamento as manifestações de ternura específicas do amor conjugal. Ajudar-se-ão mutuamente a crescer na castidade”. ( Cat. §2350)

Prof. Felipe Aquino – www.cleofas.com.br

Do livro A MORAL CATÓLICA

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Encontro do dia: 20/02/2011

Tema: PECADO


"Cortar o mal pela raiz" Mc 9,42-50




Neste encontro, buscamos realmente cortar pela raiz tudo aquilo que nos afasta de Deus.


Partilha sobre PECADO


→ O pecado entrou no mundo através de Adão e Eva e está presente em toda a história do povo de Deus , e se faz presente nos dias de hoje.
→São Paulo vem nos dizer em Romanos 6, 23 que: Pois a morte é o salário do pecado, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Jesus Cristo, nosso Senhor.
Quando estamos vivendo em pecado nossa vida fica sem sentido , a morte que São Paulo vem nos dizer é justamente a morte para as coisa boas da vida , a morte espiritual e ainda podemos dizer de uma morte física.


→ Pecar não é simplesmente cometer um erro , mas é anular, em pequenas doses, aquilo que há no homem de bom ante os outros seres: a humanidade. É perder a sensibilidade, o caráter, o respeito a si e ao outro, é cometer um suicídio, é morrer aos poucos, é enveredar-se na tola perdição é “perder a alma”.


→Partilha da Palavra: Mc: 9 , 42-50 – “Cortar o mal pela raiz’’
Às vezes temos que admitir que alguma coisa precisa mudar seriamente em nossa vida. Não dá pra ficar enrolando... É preciso cortar o mal pela raiz.


Jesus fala de uma forma muito dura, mas é justamente para que nós saiamos do nosso comodismo e passamos a enxergar com novos olhos, passamos a colocar Jesus no centro de nossas vidas.




sábado, 12 de fevereiro de 2011

Encontro do dia 06 de fevereiro!

Confira os melhores momentos do primeiro encontro de 2011!


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

FAÇAMOS TUDO NA COMPANHIA DE JESUS

Não há coisa melhor e mais segura na vida do que nos confiarmos aos cuidados de Deus. Com simplicidade de coração, como as criancinhas que dependem da mãe para tudo, abandonemo-nos nas mãos do Senhor, e em cada atividade a ser realizada, a cada momento, peçamos a ajuda de Jesus para cumpri-las. E mesmo que saibamos como fazê-las, peçamos ao Senhor que nos ensine a fazê-las do jeito d’Ele.

Deus é muito simples e nesta forma simples de nos relacionarmos com Ele nos aprofundaremos na intimidade com Ele; seguramente, O amaremos mais, porque se só ama aquilo que se conhece.

“Deus criou o homem à Sua imagem, à imagem de Deus Ele o criou: homem e mulher os criou” (Gn 1,27). Quanto mais convivermos com o Senhor, tanto mais a semelhança d’Ele em nós será restaurada. Somente vivendo próximos do Senhor seremos capazes de acolher e demonstrar misericórdia por aqueles com quem convivemos e que vêm ao nosso encontro.

Peçamos ao Senhor a graça de sermos misericordiosos e compassivos como Ele o é. Clamando ao Espírito Santo que, neste dia que se chama hoje, renove toda a nossa vida e encha o nosso coração com os Seus dons.

“Ó vinde, Espírito Criador, as nossas almas visitai e enchei os nossos corações com vossos dons celestiais”.

Senhor, queremos hoje viver na Tua companhia em todos os momentos.

Jesus, eu confio em Vós!

Luzia Santiago

luziasantiago.com

domingo, 6 de fevereiro de 2011

ENCONTRO DIA 06/02/2010

Tema: REcomeçar


Neste encontro, que marca o início das atividades do grupo no ano de 2011, abordamos o tema do começar para os novos integrantes e recomeçar para os veteranos. Usamos ainda de brincadeiras e dinâmicas para que o ano se inicie com toda alegria e ânimo natural de todo jovem!


Qual a diferença entre começar e REcomeçar?
Qual delas é a mais difícil de fazer?



Para recomeçar, é preciso ter em mente que tudo que é bom deve ser refeito, revivido com ESPERANÇA e RENOVAÇÃO.


A cada instante há um recomeço na vida, um recomeço da confiança, de fé que nossos dias são vividos com a esperança de que o amanhã será melhor.


Devemos sair da rotina, do comodismo e enfrentar os medos. Mas para ser feliz precisamos buscar sempre o melhor.


É necessário remover as pedras dos nossos caminhos para um lugar seguro, para que não tropecemos novamente, virar a página, é preciso recomeçar um novo livro, Esquecer o que se passou há anos, há meses, há dias, há horas, há instantes. 


Recomeçar é acreditar que a vida se renova… nos nossos pensamentos e, sobretudo, nas nossas atitudes!


Em Josué 1:9 temos uma palavra de confiança para todo começo ou recomeço: "Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores."



Sonhe alto... Queira o melhor do melhor...
Porque se pensarmos pequeno... Coisa pequena terá... Mas se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar na nossa vida. Tenhamos determinação e força de vontade. Que conscientização do nosso interior transforme a nossa vida.


Começar algo não é uma tarefa difícil, basta ter disposição e vontade.
Desde que estejamos dispostos a seguir em frente mesmo se aparecerem obstáculos ou dificuldades.
O que nos leva a concluir os nossos projetos é a MOTIVAÇÃO...
Quando houver entusiasmo dificilmente a derrota encontra espaço para atuar...
Muitas vezes deixamos muitos projetos para trás porque nos faltou entusiasmo ou motivação.


Tudo pode ser recomeçado: Um trabalho, um casamento, um sonho, um projeto...
Não se deixe contaminar pelas perdas, pelas desilusões.
- Fique de pé diante de Deus e diga: “Senhor, não vou desistir... Vou recomeçar neste ano de 2011 tudo o que o mundo e as pessoas destruíram”.



HOJE É DIA DE VOCÊ RECOMEÇAR A VIVER E A RECONSTRUIR SUA VIDA!



sábado, 5 de fevereiro de 2011

Vem aí o AVIVA BELÔ 2011...Vai perder?





Aviva Belô 2011

Data:
12/fevereiro/2011
Horário:
A partir das 14:00 horas
Local:
Ginásio Mineirinho
Endereço:
Avenida Antônio Abrahão Caram, 1000 Pampulha Belo Horizonte

Informações sobre ingressos e caravanas

(31) 2127.1183

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

É HORA DE RECOMEÇAR...


Venha participar conosco do nosso 1° Encontro do ano de 2011.As 09h no dia 06/02  no salão da Igreja Nossa Sra. Aparecida. Situada na rua: Medéia, n°:205 , no bairro Cenáculo.


SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE!!!


Salve Maria!!!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

RE-COMEÇAR

Não importa onde você parou...
em que momento da vida você cansou...
o que importa é que sempre é possível e
necessário "Recomeçar".

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...
é renovar as esperanças na vida e o mais importante...
acreditar em você de novo.

Sofreu muito nesse período?
foi aprendizado...

Chorou muito?
foi limpeza da alma...

Ficou com raiva das pessoas?
foi para perdoá-las um dia...

Sentiu-se só por diversas vezes?
é porque fechaste a porta até para os anjos...

Acreditou que tudo estava perdido?
era o início da tua melhora...

Pois é...agora é hora de reiniciar...de pensar na luz...
de encontrar prazer nas coisas simples de novo.

Que tal
Um corte de cabelo arrojado...diferente?
Um novo curso...ou aquele velho desejo de aprender a
pintar...desenhar...dominar o computador...
ou qualquer outra coisa...

Olha quanto desafio...
quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te
esperando.


Tá se sentindo sozinho?
besteira...tem tanta gente que você afastou com o
seu "período de isolamento"...
tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu
para "chegar" perto de você.

Quando nos trancamos na tristeza...
nem nós mesmos nos suportamos...
ficamos horríveis...
o mal humor vai comendo nosso fígado...
até a boca fica amarga.

Recomeçar...
hoje é um bom dia para começar novos
desafios.

Onde você quer chegar?
ir alto...sonhe alto... queira o
melhor do melhor... queira coisas boas para a vida...
 pensando assim trazemos prá nós aquilo que desejamos...
 se pensamos pequeno...
coisas pequenas teremos...

já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente
lutarmos pelo melhor...
o melhor vai se instalar na nossa vida.
E é hoje o dia da faxina mental...
joga fora tudo que te prende ao passado... ao mundinho
de coisas tristes...

fotos...peças de roupa, papel de bala...ingressos de
cinema, bilhetes de viagens...
e toda aquela tranqueira que guardamos
quando nos julgamos apaixonados...
 jogue tudo fora... mas principalmente...
esvazie seu coração... fique pronto para a vida...
para um novo amor...




 Lembre-se somos apaixonáveis...
somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes...
 afinal de contas...
Nós somos o "Amor"...

" Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do
tamanho da minha altura."

(Paulo Roberto Gaefke)





*** Este é o tema da próxima encontro!!!