sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A origem do amor


São João em sua primeira carta afirma que o amor não só vem de Deus, mas conduz a Ele. “Todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus” (1 João 4,7). Quem ama os outros proclama que veio de Deus e está em comunhão com Ele. 



E numa breve afirmação, João faz uma das mais profundas e grandiosas revelações do Novo Testamento: “Deus é amor” (1 João 4,8). Deus age por amor. Criou o mundo por amor. E foi por amor que enviou seu Filho único à terra (1 João 4,8). Graças à encarnação do Filho de Deus somos capazes de compreender toda a grandeza do amor de Deus para conosco. A iniciativa de amor é d’Ele. Porque é Ele amor. “Não fomos nós que amamos a Deus, mas foi Ele que nos amou e enviou-nos o seu Filho” (1 João 4,10). 


Na origem do amor, que é Deus, está o amor do Pai ao Filho. Depois, o amor do Filho por nós. “Assim como o Pai me amou também eu vos amei” (João 15,9). Por isso, devemos amar-nos uns aos outros. 


Daí que é preciso permanecer no amor de Jesus. E a condição é observar seus mandamentos (João 15,10). O amor a Jesus não é uma palavra. Deve ser um comportamento. Uma nova atitude do homem. E a experiência do amor de Deus em nós e de nossa união com Cristo e com os irmãos nos torna felizes. A alegria de Jesus estará em nós e nossa alegria será plena (João 15,11). 


Daí o grande mandamento, fonte de toda norma moral cristã: “Amai-vos uns aos outros” (João 15,12). A origem e a força deste amor mútuo é o amor de Cristo para conosco: “como eu vos amei” (João 15,12). 


Este o grande testemunho do cristão no mundo, ontem e hoje, o amor. Os pagãos se admiravam porque os cristãos se amavam: “Vede como eles se amam”. Nesta sociedade, sob muitos aspectos, distanciados do Evangelho, o verdadeiro amor cristão causa também admiração. O amor de quem se dá pelos outros desinteressadamente, partilha suas dores, condivide com eles os seus bens. E é capaz até de dar a vida por eles. “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos” (João 15,13). 


Dá a vida não só por seus amigos. O mandamento do Senhor vai além da esfera dos amigos. João se refere aos amigos, porque se dirigia à comunidade dos cristãos, amigos de Jesus. Mas a ordem do amor não conhece fronteiras: 'Isto vos ordeno: amai-vos uns aos outros' (João 15,17).




Dom José Freire Falcão-Cardeal–Arcebispo Brasilia
Fonte: Canção Nova



Aproveite o momento e permita-se pedir a Deus o amor tão necessário para a vida:




Senhor,
Eu estou em oração.
Eu quero Te pedir o dom do amor.
Eu não quero odiar as pessoas, nem julgar, nem jogar pedras.
Eu não quero ser o acusador.
Eu não quero se hipócrita em apontar os erros dos outros como se eu não tivesse erros.
Eu quero ser capaz de amar. Um amor que vê o essencial e não as aparências. Um amor que acolhe e cuida.
Eu quero ter um olhar de esperança para que meu olhar seja capaz de enxergar um mundo novo e, ao enxergar esse mundo, ajudar o meu irmão a construir uma nova história.
Obrigado, Senhor, pelo perdão.
Obrigado, Senhor, pela esperança.
Obrigado, Senhor, por me perdoares e por me ensinares a perdoar meus irmãos.
Obrigado, Senhor, por ouvirdes esta oração.


Amém.



Fonte: Esta oração é parte do livro "Ágape" do autor Padre Marcelo Rossi (pág. 62).

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ENCONTRO DO DIA 24/10/2010



Tema: Maria - "Ave cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lucas 1:28).
Neste encontro refletimos a respeito da vida de Maria, com foco principal em seu "SIM" para as promessas de Deus.


Maria, como muitas jovens de sua época, vivia num tempo muito difícil, onde as mulheres eram muito discriminadas. Todas as mulheres flagradas em adultério ou então aquelas que tinham filhos antes do casamento eram apedrejadas até a morte; já ao homem nada acontecia. Certamente Maria presenciou muitas destas cenas.
Ao receber a visita do anjo com a notícia que seria a Mãe do Salvador, ela não se intimidou, mesmo sabendo que correria sérios riscos.



“Ave cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lucas 1:28).
Se fosse com você, qual seria a sua resposta diante desta saudação?



O Magnificat (canto de Maria - Lucas 1: 46,55) mostra que sua resposta foi a resposta de uma mulher que tinha intimidade com Deus, vivia e respirava Deus. Ela não tinha só uma religião, mas mergulhava na Graça e na experiência com Deus. Ela não duvidou, se colocou como serva, aceitando a misericórdia de Deus com alegria. Maria com certeza passava horas em oração, pois sua fé era firme e inabalável.

Maria nos mostra que não devemos desanimar diante das dificuldades. Que dificuldades você tem vivido? A perca de um ente querido? Situação financeira? Doença? Depressão? Pecado? Deus é mais do que tudo que você possa pensar ou imaginar. Não desanime da sua oração!  Neste mundo atribulado e estressante, muitas vezes deixamos de lado a oração, o tempo para estar na presença do Deus Altíssimo e não percebemos que quanto mais nos afastamos de Deus, mais difícil fica a nossa vida. É preciso retomar os velhos hábitos: rezar o terço, confessar, ir a Santa Missa (se possível, diariamente), participar dos movimentos e pastorais da nossa igreja, freqüentar um grupo de oração… É necessário estar na Presença de Deus.

Olhando para a minha vida, eu vejo como eu gostaria de ser como Maria, na educação dos meus filhos, na oração, na vida pessoal e profissional. Maria não era formada nas melhores universidades do mundo, mas era especialmente preparada para ser a Mãe de Jesus, uma tarefa dificílima, educar o filho de Deus. Maria transbordava o Espírito Santo.

Precisamos pedir a Deus a cura para nossas feridas, mas precisamos pedir a Deus acima de tudo a Sua Graça, que é o maior presente. Foi pela Graça de Deus que Maria realizou a vontade de Deus para sua vida, e todos nós somos hoje beneficiados. Precisamos louvar a Deus porque Maria o amou antes de si mesma e antes de todas as criaturas. Ela sempre escolheu Deus e a sua vontade. Maria não se sentia uma pessoa nula, péssima, mal amada. Ela não sofria de auto imagem negativa. os olhos dela nunca estiveram nela mesma ou em seus traumas, mas estavam postos na grande bondade de Deus. estava sempre a recordar suas maravilhas, e aquilo que de doloroso lhe sucedia era recebido no silêncio e na humildade, mas especialmente na confiança de que Deus é sempre amor.

Peçamos hoje a Maria a Graça de sermos tirados do centro de nós mesmos, e assim curados na nossa auto imagem. peçamos a Maria, que ela "arranque" do coração de Deus a Graça de termos unicamente Deus como centro de nossas vidas. Que todas as dores, as mágoas, as feridas, os sentimentos de incapacidade, de ser desprezado, não amado, tudo isto seja colocado no coração de Maria, que está sempre unido ao coração de Jesus e do Pai. E que hoje, o fogo do espírito santo possa queimar tudo isto e nos dar um auto imagem nova, límpida, resplandescente, e possamos dizer com ela: "Realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo" (Lc 1,49). 



Músicas propostas para o encontro: O cântico de Maria – Adoração e Vida/ Maria – Eliana Ribeiro.


Texto disponível em:  <http://www.rccvicosa.com/maria-exemplo-de-fe/> Acessado em: 20/10/2010.



quinta-feira, 21 de outubro de 2010

''JUVENTUDE: O MAIOR TESOURO DA HUMANIDADE''


                           Em que estado ela se encontra?

"Filhos, obedecei a vossos pais, no Senhor, pois isso é justo" (Ef 6,1).

A juventude é chamada de "a flor da idade", porque é bela, forte, pujante, cheia de vida e desafios. Mas, muitos jovens estão sofrendo em nossos dias, porque não sabem o sentido da vida e porque não lhes foi mostrada a sua beleza conforme a vontade de Deus.


Muitos ainda não sabem o valor que têm, por isso desprezam sua própria existência e a dos outros. Perdidos no tempo e no espaço, debatem-se, muitas vezes, no tenebroso mundo do crime, das drogas, da violência, do sexo sem compromisso e de outras mazelas.


O maior tesouro da humanidade é a sua juventude. No entanto, em que estado ela se encontra? A quantas anda este tesouro de carne e espírito? Tenho-o visto desprezado, entregue às drogas, ferido pelas armas, destruído pelo álcool, carente de amor e de vida. Que belo tesouro desvalorizado!


O jovem não tem o direito de abandonar-se ou deixar sua vida se estragar; pois ele é a mais bela obra do Criador. Muitos já perderam o magnífico sentido da vida, mas Deus tem um plano e uma vontade para a vida de cada um.


Leia esta estória:


Havia, na Índia, um sábio que desvendava os mistérios da vida das pessoas; ele era assiduamente procurado. Certa vez, um jovem desconfiado e ousado, quis testar a


sabedoria do velho sábio. Pegou um passarinho vivo, escondeu-o atrás do corpo e se apresentou diante do homem de cabelos e barbas já brancos.


- O senhor é sábio mesmo?


- Dizem que eu sou.


- Então, responda-me: o que eu tenho em minhas mãos?


- Deve ser um pássaro; jovens como você gostam muito de caçar os pássaros.

- É verdade, o senhor acertou! Parece que é sábio mesmo. Mas me diga, o pássaro está vivo ou está morto?


O sábio agora estava numa situação difícil; se ele dissesse que o passarinho estava morto, o jovem o soltaria a voar; se dissesse que estava vivo, o jovem o mataria em suas mãos sem que o sábio o notasse. Uma cilada de mestre!


- Então, senhor sábio, o passarinho está vivo ou está morto? Responda-me. O senhor não é sábio?


O velho abaixou a cabeça e pensou um pouco.


Depois respondeu ao jovem:


- Depende de você!


Pensativo e cabisbaixo o jovem foi se afastando e, ao longe, olhando para o velho, soltou o passarinho e começou a chorar.

 
Você jovem tem um passarinho dentro de você. Matá-lo ou deixá-lo viver depende exclusivamente de você, pois você recebeu o dom mais precioso deste mundo: a liberdade. Este pássaro de ouro, que é sua vida, criada à imagem e semelhança de Deus, está em suas mãos. Eu lhe pergunto: o que você vai fazer dela? Depende de você! A vida é sua e de mais ninguém. É o único dom que de fato é inteiramente seu. O resto é seu, mas está fora de você. Não culpe ninguém pela vida que você está levando.

Paul Claudel, um teatrólogo francês convertido, disse que "o jovem não foi feito para o prazer, mas para o desafio". Só Cristo pode dar ao jovem o máximo. Jesus lhe revela a sua beleza e o seu valor; Ele lhe mostra a grandeza de ser “filho amado de Deus”.


O jovem cristão, como já foi dito, deve honrar os seus pais, como ensina o quarto mandamento; deve ser fiel a seus amigos e irmãos, estudar e trabalhar, nunca perder tempo e jamais jogar a vida fora com coisas vazias. Terá que descansar e pode se divertir, mas de maneira saudável, sem pecar, sem fazer do prazer um fim, mas apenas um meio de descansar e poder viver bem fazendo o bem aos outros.


É na juventude que Deus nos chama a um encontro pessoal com Ele. Para alguns será um chamado para a vida sacerdotal ou religiosa, vivendo no celibato e entregando a sua vida radicalmente a Deus a serviço do seu Reino. Não existe nada mais belo para um jovem do que a vocação sacerdotal. Sem o sacerdote não há Igreja, não há perdão sacramental dos pecados, não há Eucaristia, não há salvação.


O jovem cristão é também um evangelizador; especialmente sendo exemplo no meio de seus amigos, sem ter vergonha de sua fé e de sua Igreja. Hoje é difícil dar testemunho de Jesus, viver como a Igreja ensina, rejeitando o sexo fora e antes do casamento; fugindo das diversões perigosas e de todo pecado; mas, quanto mais isso for difícil, mais necessário será para a sociedade voltar para Deus. O jovem precisa conhecer a doutrina católica, ler e estudar o Catecismo para saber dizer a seus parentes e amigos qual a sua esperança e as razões de sua fé.


Autor:Professor Felipe Aquino -Canção Nova-















sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia Nacional da Juventude 2010 - DNJ 25 anos!



DNJ 2010




O DNJ será o momento pelo qual milhares de jovens de toda a Arquidiocese de Belo Horizonte (que inclui a Região Metropolitana) se encontrarão para meditação, reflexão e celebração da vida, cujo tema, este ano, é DNJ 25 anos: Celebrando a memória e Transformando a História. Lema: Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência.

Todos vocês estão convidados para a Grande Festa que será a Celebração das Bodas de Prata do DNJ. Será celebrado em nossa Arquidiocese no dia 24/10/2010 (domingo) a partir das 13h00min no Ginasio do Colegio PIO XII, avenida do Contorno, n.º 8902 Santo Agostinho (Proximo a avenida Amazonas).


Acesso de ônibus diversos que seguem a avenida Amazonas além dos Circulares 01 e 03!!!


Maiores informações na Secretaria Especial para DNJ, avenida Brasil, n.º 2079 / 4º andar, Bairro Funcionários – BH / MG.

Secretária Executiva do DNJ 2010 – Dalila

(31) 3269 – 3132 E -mail: juventudenodnj@gmail.com ou blog juventudenodnj.blogspot.com

Ou Wendel Equipe de Coordenação (31) 9766 – 4925 E-mail: wendeljose_santos@yahoo.com.br




Espero por todos vocês...

SALVE MARIA

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

''Outubro: O mês das missões''




O mandato de Cristo é: "Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo." (Mt 28, 19-20)
As missões na Igreja Católica vem desde os primórdios pois o próprio Cristo enviando os discípulos da época nos envia hoje a sermos os novos missionários que se poreocupam em anunciar o Evangelho de Cristo em tempos tão difíceis , em tempos que a vida se vê ameaçada, em um mundo,como diz a canção: ''nos resta apenas confiar em Deus''. O mês das missões é o mês de outubro é o mês em que toda a igreja unida ao Santo Padre o Papa reza especialmente pelas missões pois como o próprio Cristo nos ensinou:
''Pedi ao Senhor da messse que envie mais operários pois a messe é grande e os operários são poucos'' (Mt9,37).
  Hoje nós somos  os novos missionários de Cristo e é preciso tomarmos consciência de que o mundo está sedento de Deus , está sedento de um novo batismo no Espírito Santo está sedento de homens e mulheres que estejam dispostos a deixar tudo para levar o nome de Jesus a todas as nações onde a televisão, o futebol, as festas e outras coisas mais tomarm o lugar de Deus em tantos lares , onde o rádio e o jornal convenssem mais cabeças do que o sacerdote falando do amor de Deus a nós.
Essa é a nossa missão anuncia o reino de Deus a todas as nações.

Santa Terezinha do menino Jesus a padroeira das missões nos ensina a amar pois sem amor não é possivel servir , não é preciso ser como a águia que voa alto e olha diretamente o sol é preciso ser apanas como passarinhos nas mãos do nosso Senhor e nos deixar se instrumentos do Senhor.

Santa Terezinha do menino Jesus rogai por nós!

Autor:Matheus Henrique

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Vem aí a TECHNOCRISTO 2010!!!



Fique Ligado...em breve promoções e sorteio de Ingressos !!!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

O SENTIDO DA VIDA PARA OS JOVENS





Cardeal Martini fala aos jovens sobre o risco da fé




Ouço jovens que dizem: “Quero ser feliz, ser amado e quero saber para que estou aqui”. Vou mais longe: para ser feliz é preciso se empenhar, descobrir o relacionamento correto consigo mesmo. Devo cuidar de permanecer com saúde para poder realizar alguma coisa, também para conhecer meus limites e não exceder. Ao cuidado consigo mesmo pertencem o esporte e a oração. De vez em quando é preciso para e agradecer a Deus. Mesmo nas horas sombrias não podemos esquecer a felicidade que experimentamos. Quem agradece consegue reconhecer sua felicidade, sente como aumenta sua força. Muitos são ricos e não se dão conta. E por isso são infelizes.



Além da gratidão, outra fonte para o sentido da vida é a amizade. Amizade com pessoas a quem sempre posso perguntar, com quem posso conversar não só sobre sucessos, mas também sobre fracassos. Amigos se revelam quando me torno fraco e posso neles confiar.



Também integram o sentido da vida as pessoas para as quais existo. E também tarefas. O que seria de mim sem a Igreja, sem a conversa com tantas pessoas que buscam conselho, sem o desafio que nos fazem os jovens? Eu pensei pouco sobre o sentido da vida porque me foi concedido ser útil a tantas pessoas. Digo conscientemente: me foi concedido. O sentido da vida é como a água em que nado. O sentido da vida se desenvolve. Quando você se torna forte para as pessoas que necessitam proteção especial, quando você se torna apara eles advogado, pastor e amigo, então o sentido da vida se torna mais intenso na sua vida e na deles.



Em relação ao sentido da vida para os jovens, é decisivo que encontrem a profissão certa e o trabalho correspondente, naturalmente também a mulher certa ou o homem certo, talvez, também, a coragem de entrar numa ordem religiosa ou de não casar em razão de uma missão. O relacionamento com Jesus, que pode em tudo crescer, é para mim a fonte mais profunda de sentido, a alegria da vida.



Fonte: MARTINI, Cardeal Carlo M. Diálogos noturnos em Jerusalém, PUC Rio, Paulus, II edição, 2009.