quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Valores, economia e juventude


Já está sendo repassado pelas igrejas o tema da campanha da fraternidade ecumênica 2010, neste ano será: “Economia e vida”, sob o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24).

Todos nós quando crianças recebemos valores que são levados por toda uma vida; a partir desta época, percebemos que há coisas que não tem preço, e que portanto, algumas são impossíveis de serem compradas, como por exemplo a vida eterna.


Muitas coisas são adquiridas em atos espontâneos e verdadeiros com o próximo, alguns valores são adquiridos somente a partir da partilha, e experiências de solidariedade; é o caso da bondade e da pratica do não egoísmo com o irmão.

Infelizmente vivemos num mundo, em que muitos não possuem como bases os valores que solidificam um coração puro e integro; preferem somente os valores significativos para o mundo, e quando isso acontece, o que se tem são demonstrações do que se tem, mas não do que se é de fato...


Em nome da ganância, muitos maltratam e acabam matando recursos, exploram pessoas, privam somente seu lucro. O pior é que, após tudo isso as conseqüências de tantos abusos aparecem, e se quer são solucionadas... Levam ao caminho da destruição do planeta que habitamos, e isso não é o que Deus gostaria de ver.


Na campanha da fraternidade 2010, a economia é o pilar fundamental a ser entendido como instrumento de uso para fraternidade, ou seja, trabalhar para uma readaptação de sua utilização e obtenção, para prevenção dos riscos nocivos a toda uma nação.

O lema da Campanha da Fraternidade 2010 é parte evangelho, no qual Jesus adverte sobre a utilização do dinheiro: “Não podereis servir a dois senhores porque, ou adiareis a um e amareis ao outro; ou os apegareis a um e desprezareis ao outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Lc 16,13).

Então jovem, comece desde cedo a refletir sobre as questões econômicas que você e as outras pessoas vivem. Observe ao redor e procure ver as influências da economia desenfreada no mundo em que vivemos. Procure entender os verdadeiros valores, aqueles que realmente fazem sentido para Deus, vejam que Ele já nos deu algo mais que valioso: A vida.


Se conseguirmos desde a juventude carregar os bons valores pela vida, estaremos sempre passando a frente o que somos e aprendemos, e assim, veremos que um mundo melhor será possível para todos!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Jovem a hora é agora!


É tempo de nos redimirmos diante Deus, e viver a reconciliação com Ele e nossos irmãos! 

Como sabemos, a Quaresma tem como objetivo a conversão do homem a Deus, e quando Jesus fala em conversão, quer dizer mais claramente em realizar uma modificação não somente nas aparências, mas sim, algo duradouro em todo nosso ser.

Busque enxergar principalmente neste tempo, os chamamentos de Cristo, seja através da sua igreja ou na vida cotidiana. Perceba que sempre há a possibilidade de se doar mais, sempre há algo mais a se fazer, e sempre você será útil com as atividades que exercer de forma alegre e de coração!

Não temas fraquejar ao adquirir uma responsabilidade com o Senhor, isso é comum e a maioria de nós passamos por isso, justamente por estarmos fracos e necessitarmos de um novo alento na vida cristã. Logo o senhor começara a realizar modificações em você, aos poucos veras que é capaz de muito mais que imagina através dos projetos Dele em sua vida.

Assim como virão as dificuldades, haverão também instrumentos de Deus que irão sempre lembrar: “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”, e se isto não lhe bastar haverá quem diga: “Deus não da uma cruz maior do que você pode carregar”... Pense nestas coisas, e perceba que não há porque temer e dizer “não” a Ele.

Queremos que venha também vestir a camisa do exercito de Cristo! Sempre haverá algo que você possa fazer para ajudar!

Fazer o bem é fácil e faz bem para nós mesmos! Que aproveitando este tempo da Quaresma, você tenha uma experiência reconciliadora com Cristo, e possa viver a conversão... Logo você também ira contribuir para que outros encontrem sua função na messe do Senhor.


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Quaresma


A Quaresma, no calendário litúrgico romano, corresponde ao período entre a quarta-feira de cinzas (logo após o carnaval) até a missa "na Ceia do Senhor". Esta missa vespertina dá inicio, nos livros litúrgicos, ao Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor, que tem seu cume na Vigília pascal e termina com as Vésperas dá Domingo da Ressurreição.

A Quaresma não dura exatamente 40 dias. Explica-se pelo motivo de que o domingo, dia do Senhor, não se faz penitência. E acrescenta-se os quatro primeiros dias chamados de cinzas (quarta-feira de cinzas até sábado das cinzas).

O número 40 é rico de simbologias bíblicas. Nas Sagradas Escrituras, o número 40 aparece com sentido de preparação para um grande acontecimento. Por isso “quarentena”, que da-se o nome "Quaresma".

A Quaresma alude aos 40 anos de peregrinação do povo de Deus na travessia do deserto (Ex 15,22. 40), como tempo de preparação para entrar na terra prometida; Os 40 dias de jejum de Moisés e Elias (Ex 34,28; I Reis 19,8), em preparação ao encontro com Deus; Os 40 dias do dilúvio (Gn 6-9), para purificar a maldade na terra; Os 40 dias de penitência pregadas por Jonas (Jn 3,4), como tempo de reconciliação e perdão e os 40 dias de Jesus no deserto (MT 4), como preparação à sua grande missão.

Neste sentido, a Quaresma é um tempo de preparação do cristão para as festividades da Ressurreição. Páscoa do Senhor!

Conforme a Tradição da igreja estes dias são dedicados à vida interior mediante a prática de orações, abstinências e caridades. Conhecidos como os três pilares fundamentais da Quaresma, traduzidos pela oração, o jejum e a esmola, tornam-se um caminho espiritual para a conversão.


O objetivo da Quaresma é exatamente este: a conversão do homem a Deus. "Convertei-vos e crede no Evangelho" (Mc 1,15). As palavras do Senhor vai além de uma exibição de piedade, conforme era a prática dos fariseus. Jesus quando pede conversão Ele direciona o seu apelo para uma decisão livre pessoal e radical, capaz de modificar não somente as aparências, mas de fato ocorrer uma transformação de todo o nosso ser.

Um coração sem ideal e sem chama interior é um deserto calcinado, céu sem estrelas, jarro sem flores. Pelo pecado pessoal, o projeto de Deus foi desfeito. O homem quis construir a sua vida a partir dos próprios critérios. Sua resposta foi a infidelidade. Deu as costas para Deus, criando em si a morte e a destruição. É o fracasso dos anseios de felicidade do homem. Por isso, a necessidade de conversão.


A conversão, portanto, significa uma adesão total a Deus. Uma renúncia ao pecado e a tudo que contrapõe o Reino de Deus. É um morrer para as práticas velhas afim de um novo nascimento.

Desse modo, realiza-se o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A igreja lembra-nos ao longo da Quaresma, que estamos em passagem por este mundo e que a vida de verdade ainda virá. Este tempo (Quaresma) deve ser um tempo de verdadeira terapia contra o pecado. Os pilares quaresmais ganham o sentido de remédios, a Bíblia é a receita, Jesus o terapeuta.
Não poderá faltar a Confissão. Jesus quis que nos confessemos com o Sacerdote da igreja, porque ele também é fraco e humano, e pode nos compreender, orientar e perdoar pela autoridade de Deus.

Seguindo essas práticas, acompanhada de toda a Liturgia quaresmal oferecida pela igreja ao longo desses dias, estaremos enriquecendo o nosso espírito, estaremos de fato preparando para celebrarmos bem a Páscoa do Senhor.




 

Fonte: Texto de Padre Adilson Leite, publicado na revista O Semeador, Fev. 2010 – 1º Edição.


terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Estivemos no 12º Vem e segue-me!

Durante o período carnavalesco, o que não faltam são convites por parte das foranias para os retiros e encontros de carnaval. São crianças, jovens e idosos, homens e mulheres que buscam o reencontro e momentos de intimidade com o pai.

Neste ano, o Vem e segue-me, que ocorreu de 13 a 16 de fevereiro, no colégio franciscano Coração de Maria, teve como lema “Eu lhes darei um só coração e os animarei com um espirito novo”, foi um evento que proporcionou à todos os presentes momentos de muita alegria, e apreciação do que Deus convida a experimentar: A vivência da renovação, a realização de um novo Pentecostes!

Nestes quatro dias de encontros, houveram momentos de muita alegria, louvor, adoração, e pregação a partir de partilha da palavra. Estiveram presentes também neste encontro, alguns ministérios como os das Comunidades Reviver e Misericórdia Infinita, além da cristoteca organizada pelos jovens da nossa Paróquia Santa Cecília.

Durante o evento, o Padre Joel realizou celebrações, partilhou mostrando a importância da transformação de um coração de pedra em coração de carne; o coração cristão deve se mostrar sempre receptivo as bênçãos do Senhor.

Para muitos, um dos momentos mais interessantes que o Padre partilhou, foi sobre o encontro pessoal em Deus, neste momento ele dizia: “Encontre-se em DEUS! Perceba que em Deus você sempre esta!”, e num exercício simples de observação, provou aos presentes o que dizia: “Percebam que tirando-se as letras D e S da palavra Deus o que resta? A resposta seria EU! Alguém já havia pensado nisso?” , assim, mostrou que com Deus, e em Deus sempre haveríamos de estar.

Outro momento aguardado foi a efusão do espírito santo, nesta hora a presença divina foi clara e tinha uma forma toda especial, era ungida pelo fogo transformador do espírito santo! Foi um momento maravilhoso, e não teria muitas palavras para descrever, senão, sensacional!

Foram ótimos dias na experiência do RCC (renovação carismática católica), o que garantiu a todos um feliz e animado carnaval. A presença jovem estava em peso, e lá o JUM dando a sua contribuição! Esperamos lhe encontrar também no 13º Vem e segue-me/ 2011!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Carnaval


Para muitos, folia, curtição, azaração... e para aqueles mais sossegados, o descanso, a paz...


De qualquer forma aproveite todos os momentos que você tem, seja para curtir ou descansar... Se escolher curtir, curta de forma sadia, não esqueça de que "tudo pode, mas nem tudo lhe convém", portanto, esteja ciente das suas ações nesta época em que para muitos, é um momento de "extravasar", e sabemos que não é só isso que importa.


De preferência procure passar seu tempo com alguém tem algo especial para compartilhar, algo que seja construtivo, talvez um retiro espiritual, ou mesmo uma reflexão pessoal. Escolha algo especial o suficiente para passar seu tempo, e que o faça sentir bem.


Dê um descanso para o trabalho e estudos, curta a família, os amigos, aquela viagem sempre adiada, a natureza, a praia, a música, o clima...


Para quem vai pegar estrada, juízo!!!
Para quem não vai, juízo do mesmo jeito!
O JUM deseja a todos, um bom feriado de Carnaval!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Marcamos presença no Aviva Belô!


Como em 2009, neste ano também participaram muitos grupos de jovens e oração; haviam pessoas de diversos locais, várias regiões, todos com o propósito de louvar e adorar a Deus, muita música, animação, num ambiente super saudável, na companhia dos irmãos em Cristo!


Com início por volta das 14 hrs, do sábado dia 08/02 no ginásio do Mineirinho, o Aviva como de costume, foi aberto com uma bela celebração, realizada pelo Padre Gilson, e seguido com as apresentações de: Davidson Silva, Fabrícia Carvalho, e as bandas Via 33, Tribo Maranatta, Shamma, Adoração e Vida e Rosa de Saron.


Não demorou muito para a galera toda se animar, as músicas eram contagiantes, seria quase impossível não realizar algum movimento rítmico em meio a tanto louvor e alegria que só a presença de Deus proporciona para aqueles que em seu nome, reunem-se para adora-lo.


Após algum tempo de louvor, cantores começavam a indagar a multidão: “Já estão cansados? Estão desanimados?”, tais perguntas, só faziam com que o pessoal rapidamente retrucassem, com gritos fortes de que “não!!”. Naquele instante, não seriam pernas nem pés cansados, muito menos gargantas gastas que fariam o evento parar!


No meio do povo haviam verdadeiros “talentos ocultos”, saiam coreografias de várias formas, outras nem tão bem definidas assim, mas que contribuíram muito para deixar a festa do avivamento ainda mais bonita e animada! Havia também, uma grande bola inflável, que saltava pelos cantos do ginásio; era realmente engraçado ver a multidão toda se “esmagando” para tocar na mesma, e joga-lá para outro canto...


Já a noite, por volta das 23 ou 23:30, o ministério Adoração e Vida se apresentava e fazia também, através de Walmir Alencar e Fátima, a partilha da palavra.
Naquela noite, diziam em não deixar os “falsos Deuses”, desviar o sentido da festa; a mensagem se resumia em mostrar que não era tão somente participar do evento pelas atrações artísticas ou pelas brincadeiras em meio a multidão, mas sim pela real busca do Avivamento, este sim é o propósito de Deus com o evento!


Por fim, foi a vez da tão esperada banda Rosa de Saron, que neste ano participou com as músicas do novo CD, mas que já estavam na ponta da língua da maior parte da galera. Houve também uma belíssima benção do Santíssimo, a qual fez com que muitos, mesmo cansados, se prostrassem ao chão de joelhos, para recebe-la ao coração.


A cada ano uma nova experiência, para cada coração um valor a mais a se guardar... Aguardamos pelo próximo Aviva Belô!